quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Paint na Sala de Aula

 POSSÍVEIS FORMAS
O software educacional é usado na criação desenhos com os mais variados recursos, pintar figuras escrever texto nas imagens, desenhar livremente, enfim uma infinidade de ferramentas simples a disposição da criatividade do educando. Uma ótima opção para os professores saírem da rotina repetitiva de sala de aula e tornar a atividade mais interessante.
Este software é fácil de ser utilizado, não exige muito conhecimento técnico basta apenas alguns cliques pela tela e a escolha das funções desejadas.
Por estar totalmente em português, equipado com comandos simples e composto por ferramentas de localização clara, Paint é ideal para desenvolver o lado artístico que toda criança em idade escolar tem.
A tela do programa, que simula um folha de papel em branco, possui inúmeras ferramentas dispostas no lado esquerdo: lápis, borracha, pincéis, carimbos e mais. Além disso, pincéis e figuras de "carimbos" podem ser adicionados e removidos pelas crianças o quanto elas quiserem.
Além disso, os botões grandes ajudam facilitando a focalização do botão correto por crianças pequenas com coordenação motora ainda imperfeita.

Aspectos Pedagógicos:

Ao usar Paint, o professor terá a oportunidade de ensinaro os conteúdos, como cores, alfabetos, formas geométricas, animais, entre outros, de forma criativa e divertida. Isso irá ajudar a desenvolver nas crianças um maior interesse e motivação em aprender.
O software, usado em sala de aula, pode ajudar a desenvolver uma maior interação entre os alunos e professores, além de auxiliar na motivação dos alunos.

Pontos Positivos e pontos negativos:

POSITIVOS:
- Diferente de uma pintura em uma folha normal, o desenho no computador pode ser feito quantas vezes for desejável, sem se preocupar em estragar o trabalho.
- Ajuda na interação e motivação em sala de aula.
- Amplia a criatividade e a imaginação.
- Auxilia o professor com os conteúdos e de forma atraente.
- Ajuda as crianças a desenvolver a coordenação motora.

NEGATIVOS:
- Possui tantos recursos que muitas vezes acabam passando despercebidos pelas crianças.
- Acreditamos que o software deve ser usado somente como uma ferramenta que auxilia na educação, por isso o professor não deve deixar de lado a forma tradicional de ensinar e sempre fazer com a turma a atividade dirigida, não deixá-los por conta.